‘Pet Day’ no IBCMED promove integração entre pets e colaboradores

“Que esse dia seja especial por estar com seu melhor amigo” essa foi a recepção dos colaboradores no Pet Day.

Abrir as portas da empresa para os animais tem sido uma iniciativa cada vez mais comum no mundo. Onde muitas organizações já estão aderindo ao que é chamado ‘Pet Day’. Que é um dia especial para que funcionários possam levar seus animais de estimação ao local onde trabalham. E seguindo essa tendencia, a última sexta-feira (8/10) foi a vez do IBCMED abrir as suas portas para receber os pets dos colaboradores, que foram a atração pelos corredores da sede administrativa, em Porto Alegre.

A iniciativa foi criada pelo setor de Gestão com Pessoas com o objetivo de fortalecer a cultura de amor aos pets. Com regras bem definidas, os colaboradores receberam orientações com antecedência via e-mail para manifestar interesse e, posteriormente, registrar o cachorro que iriam trazer. Algumas recomendações importantes também foram informadas, como só levarem cachorros saudáveis e vacinados, e que não tenham comportamento agressivo.

No dia, cada funcionário foi responsável pelo seu pet, eles vieram acompanhados de ração, água e tapetinho higiênico. Mas os escapes fora do tapetinho também foram tendência e renderam boas risadas pelos corredores. Com os animais soltos, a interação com os outros cães e colaboradores também animou o clima de véspera de feriado prolongado.

Uma das idealizadoras da atividade, Suellen Silveira, que é coordenadora de Gestão com Pessoas do IBCMED, ressaltou a importância da integração entre os colaboradores e os pets:

“Foi numa conversa minha, com o diretor Rodrigo Teixeira, pensando num ambiente melhor para os colaboradores, para que eles se sintam mais à vontade em trabalhar aqui. E aí pensamos no ‘Pet Day’, foi uma ideia dele, e nós desenvolvemos. Pensamos para que acontecesse em outubro, o que já estávamos conversando desde setembro.”

A colaboradora Leonara Ambos, que é consultora de vendas, esteve acompanhada da ‘Lola’, e exaltou a iniciativa da atividade:

“Foi surpreendente. Muito legal! Eu não entendi no início como funcionaria, mas quis participar para ter essa experiência, para ver se ia ser positivo ou não e foi muito surpreendente. Além disso, a interação me permitiu conversar com outras pessoas que eu normalmente não tenho contato.”

Encarregado de dados do IBCMED, Andrio Pinto, que esteve na sede administrativa com os seus três pets, entre eles o ‘Sebastian’ da raça Golden Retriever, ressaltou a iniciativa e a mudança gerada na rotina dos seus pets com a atividade:

“Às vezes é complicado tirar eles da rotina, tirar eles de casa, levar eles para outro lugar. Mas trazer eles para um ambiente aonde eu estaria, o fato deles saberem que eu estava aqui, que eles tinham a liberdade para brincarem com outras pessoas, acho que isso foi legal pra eles. Inclusive depois, indo para casa, eles estavam super cansados de terem aproveitado o dia.”  

Para a ciência, iniciativas como ‘Pet Day’ mostram que as organizações seguem no caminho certo. Um estudo recente da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, mostrou que levar seus próprios pets para a empresa pode ajudar a reduzir os níveis de estresse no meio corporativo. De acordo com a pesquisa, que comparou lugares que aceitam os bichinhos com locais que não aceitam, o problema era muito menor onde os pets eram bem-vindos.

Um estudo publicado em 2012 pelo International Journal of Workplace Health Management, analisou uma empresa da Carolina do Norte, nos EUA, que permite que dezenas de cachorros fiquem diariamente no escritório com seus donos. O resultado foi mega benéfico: os funcionários que levavam seus cachorros ao trabalho tinham níveis de estresse menores durante a jornada de trabalho.

Histórico do Pet Day

Oficialmente, o primeiro Pet Day aconteceu nos Estados Unidos, em 1999, encabeçado pela companhia de suplementos veterinários Pets.com, da Califórnia. A ideia se espalhou pelo país e passou a ser praticada em outras organizações, mesmo após a falência da empresa que a idealizou. Quase duas décadas depois, a proposta ganha ampla adesão no mundo inteiro, sobretudo, com a expansão destas iniciativas por meio das mídias sociais.

Por fim, a iniciativa que foi bem recebida pelos colaboradores do IBCMED, promovendo a integração entre os mais diversos setores, já tem no horizonte uma continuidade dessa atividade, mas ainda sem previsão de data para uma nova edição.

Menu